EVENTOS

11/11/2011 - 16h46min

IX Jogos Internos da Escola Estadual Prof.ª Aurelina Palmeira de Melo




Os alunos da Escola Estadual Professora Aurelina Palmeira de Melo deram um show de talento e criatividade na Abertura dos Jogos Internos da Escola na sexta-feira, dia 07 de novembro. O tema deste ano foi: "8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO", onde os alunos refletiram sobre as questões sociais e ambientais. A semana de jogos se encerra hoje, dia 11 de novembro.

04/11/2011 - 13h35min

OBMEP 2011
1ª CRE se prepara para alicação da 7ª Olimíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas  

Técnicos da 1ª CRE, e aplicadores participaram de treinamento para a aplicação a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que acontecerá sábado, dia 05 de novembro em todo o país.

 31/10/2011 - 16h29min

Projeto Viajando Pelo Saber
Coordenadores se reúnem para planejamento

Por Emília Caldas



Educadores de Apoio do Projeto Viajando Pelo Saber se reúnem para discutir o monitoramento de salas, calendário escolar e acompanhamento do trabalho realizado. 


Segundo a Professora Maria José, técnica da 1ª CRE, atualmente, o Projeto conta com 47 Professores Monitores e 06 Coordenadores, atendendo cerca de 600 alunos em 37 locais alternativos, tendo como escolas pólo, as Escolas Estaduais Tavares Bastos e Major Eduardo Emiliano da Fonseca.










31/10/2011 - 10h55min

Dia do Servidor Público

Data é marcada por homenagens aos servidores

Por Emília Caldas


Na última quinta-feira, dia 27, o auditório da SEE foi palco de uma série de homenagens aos funcionários eleitos Servidores Modelos de cada uma das quinze Coordenadorias Regionais. O evento contou com as apresentações do cantor lírico Luciano Peixoto (servidor da sede) e do Coral Carlos Gomes, da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly. A apresentação emocionou a todos os presentes.

O coral é composto de cegos e tem como regente o maestro Carlos Tenório. Representando a 1ª CRE, a homenageada foi a Professora Mércia S. de Oliveira Nascimento, da Escola Estadual Cincinato Pinto, onde leciona em uma turma de 1º ano e está na Educação há nove anos. Sobre o evento disse: "É importante, pois está valorizando o trabalho do servidor e mostrando que fazemos a diferença". 

A Coordenadora Especial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEE, Nadir de Oliveira, falou sobre o evento: "No momento, a SEE comemora a Semana do Servidor Público com o objetivo de criar uma cultura de valorização às pessoas no ambiente laboral, demonstrando que a variável humana merece destaque em qualquer programa de melhoria da qualidade de vida. Promovido pela Coordenadoria Especial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, através do Núcleo de Qualidade de Vida, esperamos que este evento contribua de modo significativo para a valorização humana."




26/10/2011 - 13h14m
1ª CRE EM AÇÃO

Simulado Unificado para o ENEM



Visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a 1ª CRE realizou nos dias 17 e 18 de outubro, o 1º Simulado Unificado em 17 escolas de Ensino Médio de sua jurisdição. A 1ª Coordenadoria contou com a parceria das escolas, SEE e técnicos da CRE.
Todo o processo foi iniciado com palestras e oficinas nas áreas de conhecimento, para a elaboração de itens que fizeram parte da prova 2, realizada em 18 de outubro.
A 1ª CRE agradece à todos os professores envolvidos, em especial ao professor Jairo Gomes de Santana  que leciona nas Escolas Estaduais Edmilson de Vasconcelos Pontes e Guiomar de Almeida Peixoto, pela dedicação e empenho neste projeto, assim como aos Gestores, Coordenadores Pedagógicos e alunos pelo apoio dado na realização do evento.


24/10/2011 - 18h38m

Feira de Cursos Profissionalizantes mobiliza estudantes da rede estadual

 
Alunos se informam sobre cursos da feira
Cinco micro-ônibus levaram alunos de escolas estaduais para visitar o evento que apresentou detalhes dos cursos que serão promovidos pelo Senai, Senac, Ufal e Ifal aos estudantes
Repórter: Pollyanne Costa 
 Fotos: Valdir Rocha     


Alunos da rede pública estadual tiveram a oportunidade de se informar sobre  a oferta de cursos profissionalizantes para o Ensino Médio. Teve início nesta segunda-feira (24), nas unidades Poço e Tabuleiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a Feira de Cursos  Profissionalizantes, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),  Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e  Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento, que se estende até o dia 26, ocorre nos três turnos e tem como público prioritário os concluintes do 3º ano. Foram disponibilizados cinco ônibus para o transporte dos alunos para o evento, bem como lanche para os visitantes.
 A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa do Governo Federal que visa ampliar a oferta de educação profissional aos estudantes brasileiros. Em Alagoas, a SEE é a intermediadora do programa, que conta com a parceria do Ifal, Senai, Senac e Ufal na promoção dos cursos para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Ao todo, foram disponibilizadas cinco mil vagas em cursos.
 A superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros, afirma que a feira tem como objetivo oferecer qualificação e oportunidade de inserção no mercado de trabalho para os estudantes. “Os alunos concluintes do Ensino Médio precisam de qualificação para ingressar no mercado de trabalho e, por isso, estamos promovendo esta capacitação para a empregabilidade  e, por meio desta parceria, cursos na área da indústria, comércio, serviços e também na parte artística”, diz. 
Cursos - O Senai trouxe para a feira uma oferta de qualificações na área industrial e de construção civil, a exemplo dos cursos de Calderaria e Solda, Mecânico Diesel, Eletricidade, além de capacitações na área de Tecnologia da Informação. “São áreas que estão crescendo muito e que possuem carência de profissionais especializados. Por isso, estamos aproveitando a feira para apresentar as capacitações que o Senai tem a oferecer neste setor”, conta diretor de unidades do Senai em Alagoas Marcelo de Souza Carvalho. Para 2011, a entidade oferta cerca de duas mil vagas em cursos. 
Já o Senac informou que, para 2011, serão disponibilizadas 1.718 vagas em cursos, número que deve subir para 5.855 vagas em 2012 nas unidades de Maceió e de Arapiraca. Durante a feira, a entidade apresenta qualificações em áreas como Técnico de Enfermagem e Técnico de Estética, as quais são voltados  para os alunos que estudam o Ensino Médio. Já para se inscrever nos cursos de Promotor de Vendas, Ooperador de Telemarketing, Manicure, Camareira, Zelador, Massagista, Cuidador de Idoso, Balconista de Farmácia, Almoxarife e Operador de Caixa, é  pré-requisito estar no Ensino Fundamental. 
“O Senac quer dar oportunidade em diversas áreas e ocupações para o estudante em nossas formações para, que posteriormente, ele possa ingressar no mercado de trabalho”, informa Ivana Carnaúba, supervisora pedagógica do Senac. 
A Ufal se fez presente ao evento por meio da Escola Técnica de Artes da universidade (ETA), que oferta formações em cinco áreas: vitrinista, locutor e apresentador, fotógrafo, recepcionista de eventos e modelista. Para se inscrever nos cursos os alunos têm de estar cursando o ensino médio na rede pública estadual ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
“Em 2012 haverá ainda novos cursos que serão promovidos pela Ufal, na área de teatro de rua e maquiagem”, adianta Washington da Anunciação, professor de Teatro e Filosofia da Arte da Ufal  e  instrutor do curso de fotografia. 
Oportunidade – Os alunos da rede pública presentes à feira aprovaram a iniciativa.  Durante o evento, eles puderam buscar informações relevantes para a escolha da capacitação, a exemplo da qualificação técnica, habilidades necessárias para a realidade de cada curso, o tipo de formação a instituição oferece. 
Aluna do 3º ano da Escola Estadual Correia das Neves, Yasmin Emanuele Cerqueira Ribeiro,18anos, se interessou pelo curso de Técnico em Enfermagem do Senac. “Eu gosto muito da área de saúde, me interesso pela área de enfermagem e estética e eu não vou perder essa oportunidade porque vai fazer diferença no meu futuro”, salienta. 
Esmeraldina Maria da Silva Santos estava animada com o que viu na feira. Ela é aluna matriculada no 2º ano da Escola Estadual Campos Teixeira. “Eu vi aqui na feira que há oportunidade para nós estudantes escolhermos um curso para iniciar a carreira profissional. Quero muito algo na área de Construção Civil, na parte de Edificações, pois quero me formar em Arquitetura e acredito que esse curso vai acrescentar e muito no meu currículo pela qualidade de ensino aqui, pelo Senai ser uma instituição reconhecida”, avalia.

Fonte: http://www.educacao.al.gov.br/



24/10/2011 - 18h27m

Escolas da rede estadual realizam projetos literários em estande da SEE

Atividades estão sendo realizadas durante os três turnos desta 2ª feira

Alunos durante contação de histórias
NA BIENAL DO LIVRO
Por Ricardo Moresi
Fotos: Valdir Rocha

       
Olhos atentos e atenção redobrada para acompanhar a contação de história durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foi assim que os alunos visitantes do estande da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) estiveram na tarde desta segunda-feira (24). O evento prossegue até dia 30 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Nesta segunda (24), as atividades no stand da SEE ficaram sob a responsabilidade da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Nove das 34 escolas que compõem a coordenadoria organizam oficinas e levaram alunos para visitar a Bienal. “Em média, 450 alunos estão visitando o evento só nesta segunda-feira. Desse montante, 35 alunos estão promovendo interação com os participantes desta iniciativa em atividades para contar estórias e oficinas de xilogravura, confecção de brinquedos e dramatizações”, explicou Rita Maria Vasconcelos, gerente do Núcleo de Rede da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Rita conta que esta é a primeira vez que as escolas da 1ª CRE participam de uma Bienal expondo seus projetos literários. “Nossos alunos são os principais protagonistas desses projetos. É possível visualizar no semblante de cada um deles a alegria e o prazer de participar. Eles estão muito felizes pela oportunidade”, enfatizou.
Alegria – A Escola Estadual Major Eduardo Emiliano da Fonseca, localizada no Vergel do Lago, promoveu uma peça baseada nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, se Monteiro Lobato. Para Márcia Angélica, diretora geral da unidade de ensino, a participação na Bienal é um reconhecimento para os alunos. “Eles estão animados e entusiasmados e seus pais também estão muito felizes”, comemorou.
Laysa Carine, aluna de 8 anos, que interpreta a personagem Emília, mostrava entusiasmo  por estar presente na Bienal. “Aqui é tudo muito legal. Adorei os livros e os bonecos que vi aqui”. Sua colega Fernanda Gabrielly, 10 anos, que faz o papel de Dona Benta, falou da alegria de representar a obra de Monteiro Lobato. “Gostei dos livros infantis e estou feliz por participar desse momento”, frisou.
Oficinas – Nesta terça-feira (25) será a vez da 14ª CRE promover atividades de pintura, apresentação de fantoches e cordel e uma peça de teatro utilizando a linguagem de sinais com os estudantes e público presente na Bienal.
A V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.


Fonte: http://www.educacao.al.gov.br


21/10/2011 - 17h52m
Comunidade escolar da Sebastião da Hora participa de reunião na próxima 2ª feira


Coordenadora fala sobre a reunião

Por Ascom/SEE
Professores e funcionários da Escola Estadual Professor Sebastião da Hora, localizada no bairro da Pitanguinha, participam na próxima segunda-feira (24), às 8h da manhã, de uma reunião com a responsável pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maria José Ferreira de Moraes, e o tenente-coronel Albuquerque, subcomandante de Policiamento da Capital (CPC). O objetivo do encontro é informá-los sobre as providências que serão adotadas para tranquilizar a comunidade escolar.


De acordo com Maria José Ferreira de Moraes, a reunião está marcada para o período da manhã e servirá para conversar com os professores a respeito das medidas que serão adotadas pela CRE e pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com a Polícia Militar (PM). “A viatura da polícia irá fazer rondas constantes no entorno escolar e haverá a presença de dois policiais, na porta da escola, no período da tarde. As aulas serão retomadas já no turno matutino”, informou a coordenadora.